quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os Benefícios da fonética e da fonologia para o ensino

A fonética articulatória nos proporciona um estudo técnico das variações lingüísticas. Umas causas dessa variação são os segmentos vocálicos. No letramento de crianças, partindo do pressuposto de que possuam conhecimento prévio dos sons, torna-se viável o trabalho com alterações fonológicas dentro dos chamados ambientes vocálicos, através das premissas fonológicas.
Essa nova visão, proporciona um salto qualitativo porque propõe a interação do aluno com a escrita através da língua falada. O aluno deixa de ser visto como passivo no processo de aprendizagem, e aproveita sua experiência lingüística, que é a fala, para escrever.  
Importante salientar que a oralidade e a escrita não são formas opostas, nem que a escrita é mais importante que a oralidade ou a segunda é mais importante que a primeira. Elas complementam-se como atividades interativas no contexto social e cultural.

Crítica: Alfabetizar é realmente de uma responsabilidade abissal e a fonética e a fonologia trás indagações quanto à produção de som, recepção, etc. e como são representados mentalmente. Assim, sendo um processo que está sempre se transformando, é preciso frisar que alfabetizar vai muito além do código escrito dos sons. E para que se tenham  alunos que cheguem à cognição, à leitura, é preciso que sejam bem alfabetizados, que ultrapassem a decodificação.
 A fonética e fonologia deve ser inclusa na grade curricular dos pedagogos, senão continuaremos a ter crianças que desenvolveram problemas fonológicos devido uma má alfabetização.  Portanto, fica claro as inúmeras contribuições da fonética e fonologia para a pratica educacional. 

Postagem feita pelos Acds. Cristovam Souza Leão, Gabrielle souza, Phelippe Rave e Rayssa Marinho.

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